Cirurgia oral

A cirurgia oral é a área da medicina dentária dedicada à remoção de dentes sem viabilidade, não erupcionados ou mal posicionados, enucleação de lesões quísticas e excisão de pequenos tumores ou lesões dos tecidos moles da cavidade oral.

Um cirurgião oral é um dentista especializado, que possui o conhecimento e as habilidades necessárias para tratar ou extrair dentes do siso, ou fazer outras extrações que envolvem complicações.

Quistos ou tumores podem se desenvolver nas gengivas, ossos da mandíbula ou outras partes da boca. A remoção cirúrgica é frequentemente necessária para prevenir complicações mais graves. A cirurgia oral é ainda preferencial para tratamento de lesões e traumas faciais, correção de problemas ósseos maxilares e mandibulares ou colocar implantes dentários.

, cuidamos da sua saúde oral
Wave

Dentes do siso

Os dentes do siso começam a formar-se pelos 10 anos de idade, sendo a sua erupção geralmente entre os 17 e os 25 anos. Sisos erupcionados em posição incorreta promovem o desenvolvimento de infeções e, por serem difíceis de higienizar, cáries nos dentes adjacentes. Podem ainda causar inflamação gengival local (pericoronarite), resultando em inchaço e dor.

Já os sisos semi-inclusos e inclusos (não erupcionados) estão associados à formação de quistos e tumores e à reabsorção óssea junto dos mesmos ou reabsorção dos dentes adjacentes, requerendo um tratamento mais complexo.

Dentes inclusos

Além dos sisos também os outros dentes podem estar inclusos sendo os mais frequentes os caninos. Poderá ser necessário recorrer a cirurgia oral para a sua exposição e futura reposição na arcada dentária, uma vez que o posicionamento correto dos dentes caninos na arcada dentária é fundamental para o desenvolvimento de uma oclusão dinâmica balanceada.

Frenectomia

Uma das cirurgias de tecidos moles mais frequente é a frenectomia. Esta é necessária quando os freios labiais ou lingual se encontram inseridos demasiado próximos dos lábios, dentes ou, no caso do freio lingual, da ponta da língua. Quando esta inserção não ideal dos freios ocorre pode interferir com a amamentação, posição dentária, gengiva, deglutição e dicção.

Medicina oral

A medicina oral é a área da medicina dentária que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento de patologias dos tecidos moles e duros da cavidade oral, das glândulas salivares e dos quadros de dor oro facial de origem neuropática, como a nevralgia do Trigémeo ou a Síndrome de Ardor Bucal.

Esta área é crucial para a deteção precoce de implicações graves na saúde geral, como lesões orais, doenças autoimunes, infeções e até mesmo cancro oral.

, cuidamos da sua saúde oral
Wave